erro ‘page not found’ ao acessar links da paginação do wordpress

Olá pessoal, inaugurando as postagens de 2015 eu gostaria de dividir a solução que encontrei para um problema que, consumiu um pouco do meu tempo e da minha paciência para resolvê-lo.

O problema ocorre quando temos uma lista de postagens em um tema customizado no WordPress (a maioria dos casos). Se esta lista foi acrescentada algum tempo após a instalação do wordpress, os links da paginação não deverão funcionar corretamente, levando o usuário para uma página de erro ‘NOT FOUND’.

Inicialmente verifiquei se o sistema de cache estava causando isso, mas mesmo desabilitando-o, o problema persistia. Foi quando vi no próprio site da API do WordPress, que esse problema pode ocorrer pelo fato do arquivo .htaccess ser gerado dinamicamente pelo sistema durante a instalação e ser modificado conforme forem feitas atualizações nas configurações do WP.

Para resolver este problema chato, é preciso ‘avisar’ para o WordPress que o endereço /page/2 não é o endereço de uma página chamada 2, mas parâmetros que ele deveria reconhecer na própria index do site. Para isso foi preciso acessar a página configurações -> links permanentes (wp-admin/options-permalink.php) e definir qual será o formato que deverá ser utilizado. Feito isso, o wordpress vai reescrever o arquivo .htaccess para identificar quando é um endereço de página ou quando é apenas parâmetro de paginação e assim a paginação começa a funcionar (finalmente rsrs).

Mais informações sobre a edição do .htaccess entre outras coisas úteis sobre permalinks, vocês encontrarão aqui.

Boa sorte e bom ano novo !

Deixe uma resposta