Felipe Meirelles.com

Desenvolvedor WEB, DRUPAL, WORDPRESS, PHP – RJ

19FEV•2009

A Importância do DOCTYPE

Postado por Felipe - Sem Comentários

Hoje explicarei um pouco sobre o atributo DOCTYPE que, aparentemente não possui nenhuma importância para o desenvolvedor que não o conhece e acaba utilizando-o de qualquer maneira ou ate nem o utilizando.

Por que o DOCTYPE é importante?

Ele é o responsável por informar ao browser, como será feita a renderização da página que está sendo acessada. Um DOCTYPE bem utilizado agregado a um código bem escrito, reduzem drasticamente os problemas de compatibilidade entre diferentes navegadores.

Existem três tipos de DOCTYPE, atualmente utilizados: Strict, Transitional (ou Loose) e o Frameset.

Strict: Estrito, aceita somente marcações limpas e código perfeitamente estruturado. Esse DOCTYPE não permite que sejam utilizadas TAGS e/ou atributos de apresentação, tais como <font>, <body bgcolor=´red´>, align, etc. Nesse caso somente é permitido utilizar CSS para formatar a apresentação do conteúdo ao usuário. Esse DOCTYPE é o mais recomendado, apesar de ser o mais complexo para quem está começando a desenvolver para web.

Transitional: Esse DOCTYPE ignora alguns erros durante a programação e permite que você possa utilizar TAGS e atributos de apresentação. Ele tenta montar a página da melhor maneira possível, de acordo com o suporte que o browser tiver disponível. Recomendado para desenvolvimento de páginas que serão vistas por browsers antigos (sem suporte a CSS, por exemplo).

Frameset: Apesar de pouco utilizada, ainda possui alguns seguidores que ainda insistem em programar com frames. Funciona de maneira similar ao Transitional, porém ele sabe que o corpo do documento está num frameset.

E tem os doctypes para quem usa (x)html ao invés de html 4.0 puro. Veja as opções no site de quem organiza as regras, o W3C.

Existem sites que fazem a validação do seu código com base no doctype informado, vale a pena testar http://validator.w3.org

Pesquise um assunto

Quem sou Eu??

minha foto de avatar

About Felipe

Programador desde os 8 anos, autodidata desde os 5. Baterista amante do rock (e seus derivados), internet, tecnologia, Coca-Cola e chocolate amargo(só lembrei desses aí).Sou formado em Tecnologia da Informação, pós-graduado em Engenharia de Software e trabalho com desenvolvimento de sistemas a 10 anos para desktop e web

Conheça um pouco mais sobre mim